segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Casamento Caipira

A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos.

Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como Casamento Matuto e Casamento na Roça.

O Casamento Caipira é uma paródia às cerimônias tradicionais. O cerimonial é precedido de um grande cortejo pelas ruas da cidade, onde os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc. O enlace caricaturado se desenvolve em meio à fugas do noivo, as indecisões da noiva e ameaças por parte dos pais, vigário e o delegado. Os textos apresentam uma linguagem libidinosa e os sermões contém forte conotações crítico-sociais. Após a celebração do casamento, inicia-se a quadrilha.


Mas, nos últimos anos, alguns casais tem aproveitado a época e o tema para oficializarem a união. Esses casamentos incorporam na cerimônia o espírito junino das festas juninas tradicionais. Para manter o casamento com um toque de requinte e sem perder o motivo caipira,investe-se na decoração, no menu, nas brincadeiras e nos trajes.

A cenografia talvez seja o item mais importante deste tipo de festa! As cores podem conter a combinação de tecidos de padronagem xadrez e tecidos lisos. O uso de vasos de certâmica, palha,flores de papel crepon e naturais para decorar dão um toque especial. Não pode faltar muitas bandeirolas, balões, fogueira, chita, tachos, tocheiros de bambu e muito mais...

Para o cardápio o banquete junino também é mantido, mas pede um pouco de sofisticação que garantam mais charme ao casamento. As idéias são tantas, que o casal deve apenas tomar cuidado para não se perder na organização dos detalhes. O casamento temático é encarado como uma festa em que tudo deve estar de acordo com a proposta; desde os convites até as lembrancinhas dos convidados.








2 comentários:

Unknown disse...

Se acredita que essa era nossa opçao de casamento?
Nos conhecemos numa festa junina numa chacara e quando pensamos em casar sabiamos que iria ser numa chacara tb..mas queriamos o tema junino..mas como casamos em setembro ficou um casamento primaveril mesmo.
beijooo

Rosana disse...

que legal.
beiju!